Todo proprietário que coloca um imóvel à venda quer fechar o melhor negócio o quanto antes, não é mesmo? Criado para despertar a atenção de possíveis compradores, o home staging visa valorizar os pontos fortes da propriedade e, com isso, possibilitar mais chances de sucesso. Continue com a leitura para saber o que é home staging e como essa técnica pode ajudar a vender seu imóvel. Confira!
Leia também: Como anunciar um imóvel? 5 vantagens da Cibraco
O que é home staging?
Home staging é um conjunto de ações estratégicas voltadas a preparar o visual de um imóvel para venda. O conceito foi criado nos Estados Unidos na década de 1970 e vem sendo difundido e aprimorado desde então.
A preparação consiste em potencializar os pontos fortes do imóvel, a fim de melhorar o visual, lançando mão de artifícios que possam agregar valor à residência e, dessa maneira, torná-la mais atraente para possíveis interessados na transação.
Diferença entre home staging e decoração
Por possuir uma finalidade específica, o home staging agrega conhecimentos de áreas como design de interiores, mercado imobiliário, comportamento do consumidor e até mesmo marketing.
A decoração, por sua vez, visa combinar elementos do ambiente de maneira estética e funcional. Assim, o home staging utiliza também artifícios de decoração – mas vai além.
Home staging no Brasil
A técnica amplamente utilizada nos EUA, Europa, Canadá e Austrália já é conhecida por aqui, mas ainda vem ganhando espaço. O principal argumento é que, ao fazer uso do home staging, é possível acelerar o fechamento do negócio. Especialistas projetam um período para a venda até 80% mais rápido com a utilização da técnica.
Como funciona o home staging?
O home staging permite que as pessoas interessadas no imóvel visualizem o potencial de cada cômodo da residência. Por meio de artifícios que visam encantar o visitante, a preparação do ambiente é feita de maneira técnica, podendo gerar de mínimas a grandes transformações, sempre com efeito positivo.
Conceitos como organização e neutralidade são essenciais para um melhor resultado, mas sem deixar de lado o toque que transmite ao espaço a impressão de lar.
Quem faz home staging?
As técnicas de home staging podem ser aplicadas por um profissional especializado, chamado de home stager, ou por profissionais do mercado imobiliário. Acompanhe a seguir algumas dicas dessa técnica que podem dar um novo aspecto ao imóvel à venda.
Dicas de home staging
Acompanhe 5 dicas de home staging para facilitar a venda do seu imóvel.
1. Ambientes organizados
A organização dos ambientes é fundamental e isso inclui espaços internos e externos. Ao visitar um imóvel, é válido reforçar o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por isso, invista na limpeza e organização da residência. Se o imóvel estiver com moradores ou for mobiliado, evite deixar roupas espalhadas ou objetos fora de lugar. Difusores e aromatizantes de ambientes com fragrâncias leves são indicados para afastar odores desagradáveis. Em caso de áreas externas, a manutenção de jardins e gramados é essencial, assim como a limpeza e organização do quintal e outras dependências.
2. Reparos no imóvel
Muitas vezes, para produzir um efeito positivo aos interessados, será necessário fazer alguns reparos no imóvel. Pintura nova, revisão das redes elétrica e hidráulica, troca de piso ou azulejos danificados, substituição de fechaduras e vidros quebrados, são exemplos de ajustes que fazem uma grande diferença.
3. Valorização dos pontos fortes
Usar artifícios para valorizar os pontos fortes do imóvel é uma técnica de home staging que, em tradução literal significa “encenação em casa”. Assim, as boas características do imóvel devem ser reconhecidas.
O imóvel possui boa iluminação natural e uma vista bonita? Lembre-se de deixar as cortinas bem abertas e o caminho livre para o visitante apreciar a paisagem pelas janelas. Cômodos espaçosos? Evite deixar muitos móveis ou objetos no local, a fim de que a amplitude possa ser notada. Estude todos os aspectos que valorizam o imóvel para destacá-los e, assim, aumentar as chances de conquistar o interessado na compra.
4. Neutralidade e limpeza visual
Fugir das tendências passageiras e apostar na neutralidade são dicas valiosas. Dar preferência a cores básicas e a uma decoração harmoniosa amplia as possibilidades de sucesso. É recomendado dar alguma personalidade aos ambientes, mas evitar exageros. A ideia é manter a residência com um perfil atualizado e atraente. Dessa maneira, objetos pessoais ou que causem uma poluição visual devem ser retirados.
5. Fotografias estratégicas
Por fim, no momento de fotografar o imóvel para a divulgação, é preciso prepará-lo e, de preferência, contar com um fotógrafo profissional. Cada ambiente deve ser registrado em seu melhor ângulo, com destaque para os pontos positivos. A organização dos cômodos também é fundamental, como mencionado na primeira dica deste post. Hoje em dia, as fotos do imóvel divulgadas em sites, portais e redes sociais são uma oportunidade imperdível para despertar o interesse de possíveis compradores, uma vez que a maioria começa a pesquisa de maneira online.
Como vender um imóvel rápido
Deu para perceber que as técnicas de home staging estão aí para ajudar a vender o seu imóvel mais rápido, certo? Além de seguir essas dicas, contar com o respaldo de uma imobiliária é recomendável. Para vender seu imóvel em Curitiba e região, fale com a Cibraco.
Temos mais de 70 anos de atuação no mercado imobiliário e know-how para intermediar o melhor negócio para você. Possuímos uma ampla carteira de interessados na compra e locação de imóveis e contamos com um time de corretores de imóveis proativos, o que garante muito mais agilidade ao processo.
E tem mais: atendimento personalizado, divulgação gratuita, fotos e avaliação profissionais do seu imóvel. Que tal anunciar seu imóvel com a Cibraco?