Já ouviu falar em contrato de gaveta de imóvel? Essa prática era feita com frequência, principalmente entre os anos 80 e 90 e ganhou fama pela facilidade de vender ou adquirir um imóvel. 

Apesar disso, a falta de burocracias vem com um certo risco, já que vendedor e comprador podem sair em prejuízo. 

Para te ajudar a identificar a melhor forma de vender o seu imóvel, confira neste artigo:

  • O que é contrato de gaveta de imóvel?

  • Qual é a validade de um contrato de gaveta de imóvel?

  • Quais são os riscos de utilizar um contrato de gaveta de imóvel?

  • Como vender um imóvel com segurança.

O que é contrato de gaveta de imóvel?

 

O contrato de gaveta de imóvel é um acordo realizado entre vendedor e comprador de forma privada. 

 

Dessa maneira, além de apenas as duas partes terem conhecimento, ele não passa por um registro em cartório de imóveis.

Essa negociação não passa por interferências de instituições bancárias, nem de imobiliárias e o vendedor detém a posse do bem até o fim da quitação. Esse tipo de contrato cria inseguranças e riscos para ambas as partes.

Qual é a validade de um contrato de gaveta de imóvel?

Como o contrato de gaveta de imóvel não é formalizado, ele não possui nenhuma estruturação jurídica. Em alguns casos esse tipo de negociação pode ser interpretada como ilegal. 

Quais são os riscos de utilizar um contrato de gaveta de imóvel?

A facilidade de realizar um contrato de gaveta vem acompanhada de riscos, na mesma proporção. Confira os principais deles:

Não pagamento das prestações

O dinheiro das parcelas é passado diretamente ao vendedor. Apesar disso, não há nenhuma garantia, além da palavra do comprador, de que as parcelas serão pagas em dia.

Falecimento das partes

Esse é um risco especialmente para os compradores. Caso o vendedor faleça antes da finalização do pagamento, o imóvel passa diretamente ao herdeiro direto e não há nenhuma garantia de que a transação será concluída. 

Venda de imóveis para terceiros

O registro no cartório de imóveis é o único meio de provar o histórico de um imóvel. 

Com a compra sendo realizada por meio de um contrato de gaveta, é possível que o imóvel esteja sendo negociado com pessoas diferentes. Esse golpe é comum no meio imobiliário. 

Como vender um imóvel com segurança

A melhor maneira de vender ou alugar um imóvel é anunciando em uma imobiliária. Essa opção garante que você se beneficie da expertise da equipe. 

 

Os profissionais imobiliários são responsáveis por avaliar e divulgar seu imóvel, fazendo com que ele se destaque da concorrência. 

Além disso, todos os processos burocráticos são realizados com maior segurança. 

 

Melhor do que contar com essas vantagens, só ter a garantia e confiança de uma imobiliária que está há 70 anos no mercado paranaense. Por isso, saiba como anunciar seu imóvel grátis contando com as vantagens da Cibraco.