Está saindo da casa dos pais ou está planejando mudar de endereço? Tudo isso demanda bastante preparação. Apesar de dar um pouco de trabalho, há diversas maneiras para se organizar e garantir que tudo saia conforme o planejado. Nesse texto iremos te apresentar um manual completo para se preparar, desde a organização financeira, até o checklist da hora da mudança.
Como se preparar financeiramente para uma mudança?
O primeiro passo é estar com as finanças equilibradas. Com planejamento é possível amenizar esse processo e torná-lo agradável e proveitoso. Você precisa estar ciente de todos os seus gastos atuais e os gastos que terá no futuro na casa nova. Saiba como:
Coloque no papel o quanto você ganha
Saber exatamente os valores que você ganha é a principal dica para manter suas finanças no azul. Gastar mais do que o seu saldo pode ser um problema na hora de quitar dívidas, como luz, água e internet ou emergências que possam surgir. Além disso, se você gasta exatamente o que ganha, fazer investimentos ou simplesmente guardar dinheiro será um desafio.
Faça planilhas ou use aplicativos
Fazer o controle de seus gastos e receitas em uma planilha pode ser uma boa alternativa para combater o descontrole. Hoje em dia, alguns aplicativos já fazem o controle desses gastos de forma automática. Porém, se o uso da tecnologia for confuso, nada melhor que a boa e velha planilha de gastos!
Faça uma lista de prioridades
Sobrou um pouco de dinheiro? Não gaste tudo de uma vez. Defina as prioridades do que você mais precisa para o que você mais quer. Isso lhe ajuda a definir o que comprar primeiro e o que não é tão importante, o que significa que, conforme a lista for finalizada, você poderá aproveitar melhor o dinheiro com coisas menos prioritárias.
Fórmula para pensar na sua organização financeira
Você conhece a fórmula 50-30-20? Basicamente você dividirá sua renda em três: 50% para os gastos essenciais, 30% para os gastos supérfluos e 20% para investimentos ou poupança.
O aluguel ou a prestação do seu novo imóvel deve fazer parte do 50% dos seus gastos, que também incluem alimentação, saúde, transporte, gastos com água, luz e tudo o que você necessita.
Essa é uma maneira prática de você economizar e pensar na sua renda na hora de realizar a sua mudança.
Checklist de mudança: Como organizar?
Depois de se planejar financeiramente e escolher o tão esperado imóvel, está na hora de pensar em como levar as suas coisas para o seu novo lar. Vamos te ajudar para que esse processo seja o mais prático possível.
Antes da mudança
√ Faça um orçamento com a transportadora e organize o trajeto do caminhão de mudança;
√ Comece a doar ou vender tudo o que você não utiliza mais;
√ Organize os novos endereços das correspondências e contas;
√ Mude os serviços de internet, telefone e televisão para o novo imóvel;
√ Comece a encaixotar suas coisas pelos itens que você menos usa, lembre-se de manter as coisas separadas por ambientes;
√ Identifique caixa por caixa com etiquetas;
√ Para facilitar, identifique as caixas por cores, por exemplo, todas as caixas com etiquetas roxas são da cozinha e assim por diante;
√ Guarde as roupas de cama, travesseiros e toalhas em sacos ou sacolas;
√ Antes do dia da mudança, realize uma faxina geral no novo imóvel. Lembre sempre de começar a limpeza do imóvel dos fundos até a entrada e de cima para baixo.7
Durante a mudança
√ Lembre-se de levar uma malinha com seus itens essenciais;
√ Faça uma verificação completa no imóvel antigo após colocar todas as caixas da mudança no caminhão;
√ Ao terminar a mudança, não esqueça de conferir se não esqueceu nenhum item no transporte que realizou a mudança;
Após a mudança
√ Comece a organizar a nova casa por cômodos que são essenciais.
E o que não fazer após a mudança?
Você já está no seu imóvel e precisa pensar em como organizar as suas coisas para facilitar o seu dia a dia, de modo que, a sua nova casa fique cada vez mais confortável e com a sua cara. Confira as dicas a seguir:
Guardar itens onde não serão usados
Guarde os itens nos lugares onde eles serão utilizados. Por exemplo, deixe os temperos que serão utilizados apenas durante o preparo dos alimentos em um local adequado da cozinha, evite deixá-los em cima da pia.
Achar que o trabalho é feito de uma vez, só uma vez
Ocupar espaço com roupas que você não está usando
Crie o hábito de separar as roupas por estação em seu guarda-roupa. Por exemplo, guarde os casacos pesados que você não vai utilizar durante o verão em um baú ou uma mala, e faça isso com as roupas de verão quando chegar o inverno.
Escolher estética ao invés de praticidade
É um equívoco pensar que organização é manter todas as coisas sempre guardadas. O maior segredo de organizar é otimizar e economizar seu próprio tempo, simplificando e mantendo a praticidade
Escolha o imóvel ideal com a Cibraco