Toda mudança tem seus desafios e imprevistos. Por isso, é sempre bom manter uma atitude otimista para, depois de organizada a bagunça, aproveitar a nova casa ou apartamento sem preocupações.
Para garantir esse conforto, no entanto, é preciso planejamento e muita organização.
Por isso, nós da Cibraco Imóveis separamos para você algumas dicas e estratégias para que sua mudança ocorra tranquilamente.
1 – Itens menos usados
Comece encaixotando aquelas coisas que estão guardadas no quartinho de bagunça ou em caixas que você pouco ou quase nunca mexe. Em seguida, organize os objetos e itens que não fazem parte do seu dia a dia, como quadros, livros e roupas de estações passadas. Não esqueça de rotular as caixas para depois encontrar tudo com mais facilidade.
Aproveite também para fazer uma limpeza em seus pertences e conferir o que você realmente precisa. Separe e doe tudo aquilo que você não necessita mais, ajude a dar novos usos ao que está parado, só ocupando espaço.
2 – Armazenamento estratégico
Reserve um cômodo apenas para guardar as caixas da mudança. Organize-as de modo que as menos importantes sejam as últimas a entrar no caminhão ou frete. Assim, quando chegar no novo imóvel, você garante acesso mais fácil ao que é realmente essencial.
3 – Cores, etiquetas e parafusos
Utensílios de cozinha, etiqueta amarela. Objetos da sala, azul. Materiais de escritório, cinza. Use e abuse das cores para te ajudar a separar os itens que pertencem a cada cômodo da casa.
Coloque, ainda, etiquetas em cima e em todos os lados das caixas. Assim, não será preciso ficar virando uma por uma para verificar o que contêm.
E se tiver que desmontar móveis, não esqueça de guardar parafusos e acessórios separadamente. Use sacos plásticos para cada um, cole etiquetas para identificá-los e guarde todos em uma mesma caixa. Isso torna mais fácil a remontagem no novo imóvel.
4 – Pesquise as transportadoras com antecedência
Antecipadamente, escolha a transportadora de sua preferência e confiança e agende um horário. Dessa forma você evita problemas na hora da mudança, como atrasos ou falta de disponibilidade.
É interessante ainda, solicitar referências para amigos ou familiares, a fim de encontrar uma empresa correta e profissional. Afinal, você não vai querer perder seus pertences ou que estraguem, não é mesmo?
5 – Limpe o novo imóvel antes de se mudar
Aproveite que o imóvel ainda está vazio, sem seus pertences, e realize a limpeza antecipadamente. Essa é uma excelente oportunidade para fazer uma limpeza mais profunda nos pisos, paredes e cômodos.
6 – Na hora da mudança
Caso seu imóvel esteja em um prédio ou em condomínio fechado, entregue ao síndico a carta de autorização da ocupação do imóvel e verifique os dias e os horários permitidos de entrada para mudança. Solicite também uma cópia do regimento interno do condomínio.
Alguns edifícios cobram taxa de mudança, cujo valor e forma de pagamento dependem de cada condomínio. Na data escolhida, informe zeladores e síndicos para que providenciem proteção dos elevadores de serviço e áreas por onde passarão móveis e eletrodomésticos e para que reservem uma vaga para o caminhão de mudança estacionar.
8 – Descarregamento
Ao descarregar a sua mudança, oriente a transportadora a não colocar o caminhão sobre a calçada.
Antes de ligar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos na tomada, teste a tensão. Este teste é feito com uma chave medidora de energia. Lembre-se também de conferir o chuveiro.
O registro geral deve ser aberto para que todas as torneiras, chuveiros e válvulas de descarga funcionem. Caso não funcionem, verifique se não há um registro local.
9 – Checklist de mudança
Confira as perguntas e sugestões abaixo. Elas serão essenciais para que sua mudança ocorra com agilidade e tranquilidade.
1. Você mora em apartamento ou casa?
2. Quantos cômodos possui o imóvel?
3. O que há nos cômodos?
4. O que vai ser transportado ao novo endereço, o que fica no antigo ou é descartado?
5. Separe o que vai e o que fica.
6. Todas as peças entrarão pela porta?
7. As peças que não passarem pela porta podem ser desmontadas?
8. Se você mora em edifício, o elevador de serviço é grande ou pequeno?
9. Será preciso içar alguma peça? Quantas?
10. O caminhão pode parar na porta do prédio? Normalmente os porteiros estão aptos a responder esta pergunta.
11. Tem horário para descarregar? Se houver, de acordo com o tamanho da mudança, será preciso mais do que um dia, pois o caminhão não poderá descarregar tudo de uma vez só. Se a sua mudança for grande, é interessante pensar em um local para passar a noite.
12. Certifique-se de que não há nenhuma outra mudança no mesmo dia. Verifique também se não há feira no mesmo dia.
13. Informe-se sobre os procedimentos antes da mudança.
Leia também no nosso blog: 5 tendências de decoração segundo o Pinterest.