Toda mudança tem seus desafios e é sempre bom manter uma atitude otimista, acreditando que, depois de organizada a bagunça, é só aproveitar a nova casa ou apartamento. No entanto, para garantir esse conforto na fase que se inicia, é preciso planejamento e organização prévia. Confira algumas estratégias:
1 – Itens menos usados
Comece encaixotando aquelas coisas que estão guardadas no quartinho de bagunça ou em caixas que você pouco ou quase nunca mexe. Em seguida, organize os objetos e itens que não fazem parte do seu dia a dia, como quadros, livros e roupas de estações passadas. Não esqueça de rotular as caixas para depois encontrar tudo com mais facilidade.
2 – Armazenamento estratégico
Reserve um cômodo apenas para guardar as caixas da mudança. Organize-as de modo que as menos importantes sejam as últimas a entrar no caminhão ou frete. Assim, quando chegar no novo imóvel, você garante acesso mais fácil ao que é realmente essencial.
3 – Cores
Cozinha, amarelo. Sala, azul. Escritório, cinza. Use e abuse das cores para te ajudar a separar os itens que pertencem a cada cômodo da casa.
4 – Etiquetas
Coloque as etiquetas em cima e em todos os lados das caixas. Assim, não será preciso ficar virando uma por uma para verificar o que contêm.
5 – Caixas no centro
Oriente os profissionais que estarão carregando a mudança para colocarem as caixas sempre no centro dos cômodos. Assim, você consegue organizar melhor os móveis antes de começar a desencaixotar o restante das suas coisas.
6 – Doações
Seja antes ou no momento de encaixotar as coisas, separe aqueles objetos ou roupas que você não usa mais ou não cabem na casa ou apartamento novo. O desapego faz bem e alguém sempre pode fazer melhor proveito das suas doações.
7 – Parafusos e peças de móveis
Se tiver que desmontar móveis, não esqueça de guardar parafusos e acessórios separadamente. Use sacos plásticos para cada um, cole etiquetas para identifica-los e guarde todos em uma mesma caixa. Isso torna mais fácil a remontagem no novo imóvel.