Aprenda como planejar a compra do primeiro imóvel a dois!
Conforme o relacionamento vai avançando, é sempre muito natural que os casais optem por enfrentar novas etapas e desafios a dois. E compra do primeiro imóvel é um dos fatos mais importantes que ocorrem na vida de um casal.
Esta é uma decisão, no entanto, que exige muita análise e planejamento. Confira nossas dicas para facilitar esse processo!
1 – ESCOLHAM O IMÓVEL DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DE AMBOS
No início de uma vida a dois, é muito comum que o valor disponível para investimento não seja muito alto. Sendo assim, o ideal um tipo de imóvel que atenda às necessidades atuais e que esteja ao alcance financeiro de ambos. Uma dica é procurar um imóvel localizado em regiões mais centrais, com localização estratégica e fácil acesso a opções de comércio, serviços e transporte.
2 – GARANTAM A ENTRADA
Quem não possui o dinheiro para fazer um pagamento à vista, pode optar pelo financiamento imobiliário, obtendo os recursos junto a um banco. Neste caso, uma boa entrada faz toda a diferença. Reservar pelo menos 30% do valor total como entrada é uma garantia para os bancos, que acabam facilitando bastante a vida do casal com a diminuição das parcelas e taxas contratuais. O ideal é que cada parte entre com partes iguais, ou seja, 15% para cada um.
3 – UTILIZEM O FGTS
Um ótimo aliado para quem está comprando o primeiro imóvel, é o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que pode ser utilizado como parte do pagamento ou do valor total. Além disso, a cada dois anos é permitido sacá-lo para amortizar o saldo devedor.
4 – GARANTAM A DOCUMENTAÇÃO E A ASSINATURA A DOIS
Organizem-se para juntar todos os documentos exigidos, como RG, CPF, comprovante de estado civil, comprovante de rendimentos, certidão conjunta negativa de débitos e outros. Depois da aprovação pelo banco, é imprescindível que o contrato de compra seja feito no nome dos dois para evitar possíveis problemas futuros.
5 – DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
Na hora do casal de namorados declarar o imóvel no imposto de renda, ambos precisam informar, em suas declarações individuais, o quanto eles investiram separadamente. Se o contrato não indicar o percentual de pagamento de cada um, o casal deve dividir o valor ao meio e informar a compra em conjunto.
Confira aqui imóveis para dividir a dois em Curitiba.
Leia também no blog da Cibraco Imóveis: como analisar a documentação para a compra de um imóvel?