As garantias locatícias são mecanismos importantes para proteger proprietários de imóveis em caso de inadimplência de seus inquilinos. No Brasil, o mercado imobiliário é responsável por 9% do PIB, de acordo com o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), e o aluguel de imóveis é uma prática comum tanto para moradia quanto para atividades comerciais. 

No entanto, a falta de pagamento do aluguel é um problema frequente que pode gerar prejuízos financeiros para os proprietários. Por isso, contar com as diversas modalidades de garantias locatícias é uma forma de minimizar esses riscos e proteger o investimento imobiliário.

Neste texto você pode saber mais, lendo sobre:

  • O que são garantias locatícias? 

  • Quais são os tipos de garantias locatícias existentes? 

O que são garantias locatícias? 

As garantias locatícias são mecanismos utilizados para proteger o proprietário de um imóvel em caso de inadimplência do inquilino. 

Elas são muito importantes para dar segurança ao proprietário, garantindo que ele receba o valor do aluguel em dia e não tenha imprevistos no orçamento. Além disso, a depender da modalidade, o proprietário ainda conta com proteção contra prejuízos causados por danos ao imóvel.

Quais são os tipos de garantias locatícias existentes? 

A Lei do Inquilinato, Nº 8.245/91, é responsável por regulamentar esse recurso. As principais garantias locatícias do mercado são:

1. Fiador 

Nessa modalidade, um terceiro se responsabiliza pelo pagamento em caso de inadimplência do inquilino. 

Normalmente, é realizada uma análise de crédito e o fiador deve cumprir algumas exigências, como possuir um imóvel quitado em seu nome e uma renda de pelo menos três vezes o valor do aluguel.

2. Seguro Fiança 

Nessa modalidade, o inquilino contrata uma seguradora, que fica responsável pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência.Nesse caso, o pagamento acontece de forma mensal, junto aos aluguéis.

3. Título de capitalização

O locatário deve adquirir um título de capitalização no valor acordado como garantia. Ao longo do tempo do contrato, o valor fica retido e, após o final do contrato, o inquilino resgata o valor com correção monetária. 

4. CredPago

Com a CredPago, o inquilino passa por uma análise de crédito rápida e, se aprovado, pode utilizar o cartão de crédito como garantia locatícia. Essa solução reduz a burocracia e dá mais agilidade ao processo de locação. Em caso de inadimplência, a empresa se responsabiliza pelo pagamento das despesas.

Na Cibraco, todas essas modalidades são utilizadas e você pode contar com a ajuda do nosso time de profissionais especializados para te guiar e te ajudar a definir qual faz mais sentido para o seu perfil. Fale com a nossa equipe e tire suas dúvidas.